As datas para a realização dos próximos actos eleitorais (Eleições Legislativas e Eleições Autárquicas) foram esta semana notícia.
A marcação da data para as Eleições Legislativas é uma competência do Sr. Presidente da República, que assumiu publicamente ir tomar essa decisão até ao final do corrente mês.
O Governo, por seu turno, a quem compete marcar a data das Eleições Autárquicas, procedeu esta semana à audição dos diversos Partidos Políticos, tendo havido um consenso generalizado quanto à data de 11 de Outubro.
Onde parece não haver consenso é quanto à hipótese de ambas as Eleições se realizarem no mesmo dia.
PS, PCP, BE e CDS/PP manifestaram a sua oposição a essa possibilidade, deixando o PSD isolado nesse desejo.
Pessoalmente, sou defensor que cada Eleição é única, com uma dimensão, uma abrangência, uma especificidade e um significado político próprio, devendo por isso ser evitada qualquer "contaminação" entre actos eleitorais.
Entendo, assim, que as Eleições Legislativas e as Eleições Autárquicas se devem disputar em datas diferentes, e por esta ordem, a mesma em que estas eleições se realizaram em 2005.
Desejo, por isso, que o Sr. Presidente da República saiba interpretar o sentimento claramente maioritário já tornado público pelos diversos Partidos Políticos relativamente a esta matéria.
1 comentário:
Depois de afirmar que não devem ser os meios de comunicação social a selecionar as notícias que publicam e depois de ter defendido a suspensão da democracia por seis meses, a MFL e o PSD defendem agora que se deve "poupar em eleições". Cuidado com esta Senhora...
Enviar um comentário