terça-feira, 21 de julho de 2009

Crónica Tempestiva por Carlos Manuel Castro - publicado no Jornal online Diário de Odivelas



A Ramada é uma das freguesias que tem registado uma grande evolução nos últimos anos. A Vila tem vindo a receber transformações e uma dinâmica urbana ímpar no concelho.

Sem perder o traço distintivo que a caracteriza, de terra constituída por gente generosa e afável, a Ramada tem registado nos últimos anos um défice político grave e que tem contribuído para o não desenvolvimento pleno da freguesia. Não fosse a boa intervenção da Câmara Municipal, ainda há poucos dias foi lançada a construção da tão importante Escola dos Apréstimos, e pela parte que diz respeito ao outro órgão autárquico, com responsabilidades no território, a Junta de Freguesia, a Ramada não mereceria qualquer progresso.


Num dos piores mandatos autárquicos do concelho, e o PCP ainda hoje não pediu desculpas às pessoas por ter mudado sem qualquer satisfação a Presidente de Junta que o eleitorado escolheu nas urnas, a Ramada tem uma escolha clara no próximo dia 11 de Outubro: ou o desenvolvimento, com o PS, ou o atraso e a estagnação, com a CDU.


E é fácil entender esta escolha. O PS apresenta nesta eleição um candidato com provas dadas na vida do concelho. José Esteves demonstrou ao longo dos últimos quatro anos, enquanto vereador da Câmara Municipal, que tem visão, saber e experiência, determinantes para construir e fazer crescer uma freguesia que merece tanto de futuro e progresso como de entrega abnegada à causa pública dos seus autarcas. Tudo aquilo que a Ramada não teve nos últimos quatro anos com a gestão comunista. A outra escolha, a candidatura da CDU, a do passado, apresenta um candidato que é o Presidente da Junta escolhido na secretaria do Comité Central e surge sem qualquer trabalho ou marca digna de registo.

Quem pensa que as escolhas de freguesia pouco importa, no quadro municipal, está enganado, pois com a elevada transferência de competências e verbas que se registam – tomara muitas freguesias do País terem o poder que as Juntas de Freguesia do concelho de Odivelas têm -, a escolha dos eleitos das Juntas de Freguesia é tão determinante com a dos autarcas da Câmara Municipal.

A Ramada pode ter futuro. E o PS, e José Esteves, asseguram esse futuro, que a Ramada tanto precisa e merece.

Carlos Manuel Castro

Sem comentários:

Enviar um comentário