Notícia do JN - Edição 2009.08.22: "As famílias das habitações sociais do concelho de Odivelas receberam, ontem, lâmpadas fluorescentes compactas.
A iniciativa, promovida pela Agência para a Energia (ADENE), visa incentivar o uso destas lâmpadas economizadoras, de forma a reduzir até 20 % a factura mensal de electricidade das famílias.
Vestidas com t-shirts vermelhas alusivas à iniciativa, Jandira Cardoso, 18 anos, e Ângela Fernandes, 17, tocam às campainhas de um prédio do Bairro Gulbenkian, no centro de Odivelas. "EDP, estamos a dar lâmpadas económicas para substituir as que tem em casa", diz Ângela, mais despachada.
Cândida Gregório, 63 anos, recebe as visitantes com simpatia e aceita o saco que lhe estendem. Lá dentro, encontra quatro lâmpadas fluorescentes e uma série de autocolantes com conselhos para poupar energia. "É um incentivo para economizar", diz a doméstica, que, apesar de já ter ouvido dizer que estas lâmpadas ajudam a aliviar a conta da luz, nunca as experimentou.
A mesma opinião tem Manuela Félix, 56 anos, que não compra lâmpadas fluorescentes porque "são muito caras". Talvez agora isso mude, admite a empregada de limpeza, interessada em reduzir uma conta mensal de electricidade que chega aos 60 euros.
Porém, apesar da simpatia de pessoas como Cândida Gregório e Manuela Félix, desconfiança, rudeza e até insultos também fazem parte das reacções das pessoas abordadas.
Odivelas foi um dos 100 concelhos seleccionados pela ADENE para a promoção desta iniciativa, que pretende distribuir 150 mil lâmpadas em todo o país."
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Lisboa&Concelho=Odivelas&Option=Interior&content_id=1341884
Mais uma vez, o Concelho de Odivelas na linha da frente, agora ao nível das boas práticas ambientais no campo da poupança energética! Uma decisão feliz tomada pelo responsável do Departamento de Habitação da Câmara Municipal de Odivelas, José Esteves, também candidato independente pelo PS à Presidência da Junta de Freguesia da Ramada, e que mereceu também de imediato a concordância entusiástica da Dra. Susana Amador, Presidente da Câmara.
sábado, 22 de agosto de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário