quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Notícia "Diário Digital": "Odivelas inaugura primeiro edifício sustentável"


"Odivelas inaugurou o primeiro edifício sustentável que apresenta várias características como o acesso para pessoas com mobilidade reduzida, recurso a painéis solares para gerar energia eléctrica e utilização de um reservatório para captação de águas pluviais.
O projecto de habitação a custos controlados foi promovido pela cooperativa de habitação e construção Colmeia, em parceria com a Câmara Municipal de Odivelas e com o Instituto de Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU).
O empreendimento localizado na freguesia de Famões é constituído por vinte fogos, atribuídos por concurso público a jovens até aos 35 anos residentes no concelho de Odivelas.
Em termos de construção, o projecto avaliado em cerca de um milhão e quatrocentos mil euros apresenta particularidades que o tornam o primeiro edifício sustentável de Odivelas, nomeadamente a nível arquitectónico e de gestão energética.
"Além dos materiais utilizados possibilitam uma maior eficiência térmica e acústica, permitem ao mesmo tempo reduzir os custos de manutenção do edifício, uma vez que dotamos o espaço de vários equipamentos que colaboram para a preservação ambiental", salienta o responsável pelo empreendimento, Duarte Gonçalves.

O edifício além de recorrer a painéis solares para gerar energia eléctrica, está dotado de um reservatório para a captação de águas pluviais que alimentarão os autoclismos, uma medida que de acordo com Duarte Gonçalves pode reduzir até 30% o consumo de água doméstica.
A par destas preocupações ambientais, o edifício apresenta também características que facilitam o acesso a pessoas com mobilidade reduzida.
Além da existência de uma rampa, os fogos localizados no piso 0 têm todos casas de banho preparadas acolher pessoas com deficiências motoras.
Outra das características deste empreendimento é a existência de apartamentos personalizados. Cada um dos moradores pôde contribuir para o desenho do seu apartamento, uma forma de facilitar a integração no novo espaço.
Diário Digital / Lusa "




Este é um Projecto que envolve duas das vertentes estratégicas de intervenção da Câmara Municipal de Odivelas neste mandato: a política social de habitação, neste caso a Habitação a Custos Controlados para Jovens, e a sustentabilidade ambiental.

E este é mais um Projecto com a marca da dupla Susana Amador / José Esteves.

Sem comentários:

Enviar um comentário